Páginas

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Análise: NBA 2K14


  • PONTOS POSITIVOS
  • Controles excelentes
  • Modo Path to Greatness
  • Carreira revitalizada
  • Gráficos de ponta
  • Várias modalidades
  • PONTOS NEGATIVOS
  • Para veteranos do esporte
  • Online problemático
  • Modalidades descartadas













CONSIDERAÇÕES

Uma das melhores franquias de esporte dos últimos anos, "NBA 2K" faz bonito tanto nos consoles de nova geração quanto no game de PC, PS3 e Xbox 360. O game traz bons gráficos e reinventa (pela terceira vez seguida) seu sistema de controle. O novo sistema é bastante eficiente depois que se pega o jeito e seria bom se a 2K Sports mantivesse as mecânicas numa próxima e inevitável edição.

Os modos de jogo são divertidos, exceto pelas partidas online que costumam ser estragadas pelos servidores inconstantes. Ainda assim, "NBA 2K14" é um jogo para veteranos do esporte: não espere aprender a jogar nos modos MyCarrer ou aprender sobre gerenciamento de times em The Association.

Existem diferenças notáveis entre as versões para PC, PS3, Xbox 360 e a edição para PlayStation 4 e Xbox One de "NBA 2K14". Se você tem mais de uma opção de plataforma, é bom ter isso em mente antes de escolher qual jogo pegar.

INTRODUÇÃO

Mesmo sem concorrentes à altura nos últimos anos, a franquia "NBA 2k" não pode ser acusada de relaxar e curtir a vitória. De fato, a edição "2K14" traz uma série de novidades significativas, principalmente no sistema de controle. Para a alegria dos proprietários do PS3 e Xbox 360, o game mantém a qualidade dos anos anteriores e só perde para a edição PC, PlayStation 4 e Xbox One nos quesitos gráficos - "2K14" é lindo nos novos consoles, mas mesmo assim, não é nada feio nos consoles mais antigos.

PONTOS POSITIVOS

  • Controles excelentes
  • Pelo terceiro ano seguido, "NBA 2K" ganha um novo sistema de controles. E parece que desta vez, a Visual Concepts acertou a mão no sistema que está bastante intuitivo e fácil de aprender.

    Basicamente, você usa as alavancas para guiar o atleta e arremessar a bola, driblar e marcar os oponentes. É possível executar passes rápidos com os botões de face, mas é o tipo de jogada que só funciona bem com atletas habilidosos - caso contrário, o outro time vai roubar a bola em 90% das vezes.

    "2K14" oferece um longo tutorial - meio escondido, é verdade - onde você pode aprender as minúcias do sistema e com isso melhorar o seu desempenho na quadra. Mesmo os veteranos da série devem passar um tempinho por lá, afinal, a prática leva à perfeição.
  • Modo Path to Greatness
  • Estrelado pelo atleta da capa LeBron James, o modo "Path to Greatness" é a principal novidade entre as modalidades de jogo em "NBA 2k14" no PC, PS3 e Xbox 360.

    Aqui, você pode escolher entre dois rumos para a carreira de LeBron e disputar os próximos sete anos do atleta na NBA. A modalidade ficou de fora nas versões PS4 e Xbox One do jogo. A "campanha" é bastante roteirizada: se você ganhar determinadas partidas poderá escolher para onde LeBron vai ao sair do Miami Heat e assim por diante.

    É nessa modalidade que "NBA 2k14" brilha com sua simulação da liga de basquete, ou mais especificamente, da transmissão das partidas pela televisão. O jogo oferece os melhores comentários em games de esporte - ainda que só quem domina o inglês vai aproveitar esse detalhe. As câmeras passam a sensação exata de assistir a partida pela TV, com cortes ágeis e bem posicionados em cada situação. Os gráficos aprimorados nos consoles PlayStation 4 e Xbox One apenas reforçam essa sensação.
  • Carreira revitalizada
  • O modo "Path to Greatness" ficou de fora em "NBA 2K14" para PS4 e Xbox One. Em seu lugar, o game ganhou modificações em duas modaldidades: "MyGM" e "MyCareer".

    "MyGM" é uma versão de "The Association", onde você dirige o time e gerencia a equipe - é um modo mais adequado para os fãs de um bom 'fantasy' ou 'técnicos de plantão'. Suas decisões devem atender os anseios dos proprietários do time, da mídia e da torcida, além de gerar resultados na quadra e manter o moral da equipe elevado.

    Já o modo MyCareer ganhou uma boa revitalizada, com uma história rolando entre as partidas. O atleta criado pelo jogador tem um rival, um personagem fictício chamado Jackson Ellis, que está sempre desafiando você antes e durante as partidas. Os objetivos que você recebe do técnico dentro da quadra geralmente evolvem 'calar a boca' do oponente, realizando boas jogadas e pontuando.

    Atletas veteranos podem ficar amigos do seu personagem, elogiando uma boa atuação ou convidando você para treinar e melhorar seus pontos fracos. É uma história bem clichê, como se espera de uma 'trama esportiva', mas ajuda a prender a atenção na evolução do atleta ao longo da carreira.
  • Gráficos de ponta
  • Tanto no PS4 quanto no Xbox One, "NBA 2K14" é o jogo de lançamento mais bonito da 'nova geração', batendo exclusivos como "Ryse" e "Killzone: Shadow Fall". Os atletas, tanto nas cenas de animação quanto se movimentanto em quadras, passam uma impressão de realismo notável, assim como as quadras e a platéia. Acompanhados pela ótima narração e pelos ângulos e cortes televisivos, o visual caprichado e natural reforça a qualidade de "NBA 2K14" como o melhor jogo de esporte de 2013.
  • Várias modalidades
  • Além de "Path to Greatness", você conta com várias opções de jogo em "NBA 2K14": os modos MyCareer e The Association retornam praticamente intactos dos games anteriores e isso é bom: certamente é onde os entusiastas passarão mais tempo, aprimorando um atleta profissional, disputando a temporada com seu time favorito ou gerenciando o time, dentro e fora das quadras.

    Também há opções de partidas multiplayer, tanto local quanto online - mas enquanto a primeira é uma ótima pedida pra reunir amigos e disputar umas cestas, a segunda é uma dor de cabeça, principalmente nos consoles 'de nova geração', graças aos servidores problemáticos e a conexão inconstante oferecida pela 2K. O que é uma pena: modos como MyTeam permitem organizar torneios completos contra os times dos amigos - e é triste ver essas opções de jogo estragadas pro problemas técnicos.

PONTOS NEGATIVOS

  • Para veteranos do esporte
  • Apesar do tutorial, "NBA 2K14" não se importa muito com recém-chegados, sejam calouros na série ou mesmo aqueles jogadores que não dominam os princípios do basquete. No modo MyCarrer, o jogo não ensina como você deve se portar na quadra ou o que fazer para ganhar melhores pontuações - ou mais importante, o que não fazer.

    Para os iniciados, o jogo é quase perfeito, com a enxurrada de dados e estatísticas sobre cada time e atleta, as atualizações constantes envolvendo o desempenho das equipes no mundo real e tudo mais. Para quem está chegando agora, pode ser um pouco confuso, mas calma: aos poucos, você pega o jeito, ainda que na base da tentativa e erro.
  • Online problemático
  • O modo MyTeam exige conexão online para funcionar. E quando funciona, é muito divertido. Porém isso é bem raro de acontecer. Nos primeiros meses de vida do jogo, os servidores de "NBA 2K14" seguem caindo com frequência, principalmente nas versões de PS4 e Xbox One.

    Mesmo modalidades que não exigem conexão constante com a internet são afetadas pelo problema: os modos MyCareer e MyGM (exclusivo dos novos consoles)usam a moeda VC, crédito virtual de "NBA 2K14". O jogo faz verificações online nos 'saves' frequentemente, para evitar que algum jogador espertinho trapaceie e ganhe créditos extras de alguma forma - e é aí que mora o problema.

    Quando os servidores estão offline, você pode jogar essas modalidades, mas precisa criar 'saves' novos, começando tudo do zero. Como isso acontece com mais frequência do que deveria, o jogador acaba trocando diversão por frustração.
  • Modalidades descartadas
  • Apesar de oferecer vários modos de jogo em "2K14", "NBA 2K" segue descartando modalidades divertidas ao invés de aprimorá-las com as novidades de cada edição.

    Os times clássicos de "NBA 2K11" e "2K12" estão no jogo, mas os modos "Jordan Challenge" e "NBA's Greatest" ficaram de fora, assim como os times olímpicos de "2K13". Mesmo em "2K14" há diferenças entre os modos de jogo, dependendo da plataforma: PS4 e Xbox One não contam com "Path to Greatness", substituida por "MyGM" e uma versão modificada do modo "MyCareer".